O senhor Jesus, quando estava para retornar aos céus, deixou uma ordem para todo crente, a saber: “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações…” (Mt 28.19). Por que será que a igreja de hoje comete o erro de não obedecer a essa ordem dele? Será que é porque estamos mais preocupados com nossa vida profissional, financeira e acadêmica? Ou, ainda, porque não estamos preocupados com aqueles que perecem? Ou, quem sabe, porque acreditamos que a incumbência de fazer discípulos é exclusiva dos missionários? Por fim, porque não sabemos que fazer discípulos é uma tarefa nossa?

Acredito que precisamos voltar a ser uma igreja discipuladora, pois o Evangelho é o chamado ao discipulado. O verdadeiro evangelho ensina que não há graça sem cruz, perdão sem arrependimento e salvação sem renúncia.

O grande desafio que a igreja enfrenta |na atualidade é pregar o evangelho puro. Hoje, em muitas igrejas o que é pregado é um evangelho que resolve os problemas do homem aqui e agora e não se importa com a eternidade. As pessoas são chamadas a aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal, mas dispensadas de uma vida de compromisso, aprendizagem e obediência a ele.

A salvação, segundo a Bíblia, é exclusivamente pela graça, mas só pode ser recebida e desfrutada mediante o arrependimento de pecados, a fé em Jesus e uma consequente vida de obediência e submissão (Mt 7.21; 11.28-20). A conversão verdadeira vem acompanhada do discipulado.

O autêntico discípulo é a pessoa que segue a Jesus, arrependida dos seus pecados, renunciando à sua vontade e pagando o preço do seu compromisso espiritual. É alguém que assume, publicamente, sua relação com Jesus. É um aprendiz espiritual que está se tornando semelhante ao Mestre. É um escolhido de Deus para frutificar, reproduzir e multiplicar espiritualmente.

A missão que Jesus deixou para seus seguidores é a de fazer novos discípulos: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.18-20).

Amado irmão, quero listar três coisas que o texto acima nos apresenta, para incentivá-lo a se envolver com o discipulado. Vejamo-las:

1.ª – A missão contém quatro elementos universais, cada um deles marcado pela palavra “todo” e seus derivados: “toda a autoridade”, “todas as nações”, “todas as coisas que vos tenho ordenado” e “todos os dias”.

2.ª – O cerne da missão é o discipulado. O imperativo bíblico é: “fazei discípulos”. Discipular pessoas para Jesus é uma ordem intransferível que a igreja tem de cumprir.

3.ª – Discipular é uma tarefa que envolve toda a igreja. Todo cristão é um discípulo que faz novos discípulos. O processo do discipulado envolve pessoas influenciando outras espiritualmente. Discipular não é apenas transmitir informações bíblicas, mas promover formação espiritual.

O apóstolo Paulo, tinha isso em mente quando registrou o texto de 2Tm 2.2: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”. Ou seja, é como se fosse uma rede: eu ouvi o evangelho, agora vou transmiti-lo a outros e assim por diante. Mas é importante ressaltar que a instrução envolve o ensino teórico, acompanhado do exemplo de vida.

Desejo conclamar cada membro da Igreja Presbiteriana de Guaçuí a se envolver com o discipulado. Cada discípulo ensina uma nova pessoa, com o objetivo intencional de torná-la discípula de Jesus.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *