Vivemos em um mundo muito corrido e muitas coisas trabalham para tentar roubar a alegria do nosso coração. Quero lhe dar algumas dicas para você manter a alegria em Deus. Vejamo-las:
1. Ame-O de todo o seu coração, alma, mente e força, e procure andar com pessoas que tenham o mesmo propósito. Isso é contagiante.
2. Ame as outras pessoas a partir do poder da graça de Deus. Isto é, na forma como você as ama, mostre a beleza de Cristo em Seu amor por elas. Servir nos enche de alegria.
3. Leia histórias sobre aqueles que foram encantados pela beleza e glória de Deus. Biografias que narram a experiência de pessoas encantadas com a glória de Deus são obras despertadoras.
4. Descreva, para si mesmo, o valor de Deus em termos abundantes. Busque esses atributos divinos na Palavra do Senhor e medite neles.
5. Ore pedindo a transformação de seu próprio coração, ou seja, ore como o salmista: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça” (Sl 119.36).
6. Devote sua mente à leitura e reflita, prolongadamente, sobre a Palavra de Deus. Pegue uma palavra, frase ou sentença de um texto bíblico, memorize-a e analise-a, repetidamente, olhando-a sob diferentes perspectivas, fazendo muitas perguntas a respeito dela, aplicando-a a diferentes aspectos de sua vida e fazendo analogias dela em sua mente. É precisamente nessa meditação perseverante que a seiva da fruta começa a fluir e a despertar o paladar da alma.
7. Procure por promessas particulares e específicas na Bíblia para o deleite de seu coração. Quando Paulo assim se expressa em Romanos 15.13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer”, ele está dizendo que alegria e paz surgem à medida que confiamos nas preciosas e grandes promessas de Deus. Portanto, nós precisamos fazer uma busca mais específica pelas promessas bíblicas e então mantê-las em mente, concentrando-nos nelas no decorrer do dia.
8. Desligue a televisão. Poucas coisas em nossa cultura são mais espiritualmente entorpecentes do que ela. Mesmo os programas chamados “bons”, mostram, em geral, banalidades, trivialidades, vulgaridades e tudo o mais, exceto o cultivo de uma capacidade rica e profunda de se desfrutar Deus. E quando você acrescenta a isso a avalanche de propagandas sugestivas que acompanha quase todo programa, não se espante porque tantos cristãos professos são espiritualmente incapazes de experimentar pensamentos elevados e emoções profundas por Deus.
9. Confesse aqueles pecados que o assolam, pois eles bloqueiam a verdadeira afeição por Deus.
10. Entenda que os sofrimentos na vida cristã são uma realidade; eles nos fazem crescer (Rm 1.1-5). Além do mais, são ínfimos quando comparados com a glória a ser revelada (Rm 8.18).
Essas são algumas das coisas que podem ajudá-lo a manter a sua alegria no Eterno. Faça uso delas e de tantas outras que Deus colocou à sua disposição. Que as bênçãos do céu sejam sobre você em todos os momentos da sua vida.
Soli Deo Glória
Rev. Romildo Lima de Freitas