Somos sabedores de que não existe “pecadinho” nem “pecadão”. Mas os pecados se diferem uns do outros no que se refere às suas consequências na vida de cada pessoa.

O pecado do orgulho pode ser classificado entre os piores que existem, pois ele deixa aquele que o pratica no mais completo estado anti-Deus. A pessoa deixa de confiar em Deus e passa a confiar em si mesma.

Podemos definir orgulho como sendo a atitude de considerar-se superior e melhor que as outras pessoas, a ponto de desprezá-las.

O autor C.S. Lewis, no seu livro “Cristianismo Puro e Simples” diz o seguinte: “O orgulho é essencialmente competidor; é competi-dor por sua própria natureza, enquanto que os outros pecados são, por assim dizer, competidores apenas por acaso. O orgulho não sente prazer em possuir algo, mas apenas em possuir mais do que o próxi-mo. Dizemos que alguém tem o orgulho de ser rico, ou de ser inteli-gente ou de ter boa aparência, mas não é assim. A pessoa tem o orgulho de ser mais rica, mais inteligente ou de melhor aparência que os outros. Se todo mundo se tornasse igualmente rico, inteligente ou de boa aparência, não haveria nada do que se orgulhar. É a comparação que nos torna orgulhosos: o prazer de estar acima dos outros. Não havendo o fator competição, o orgulho desaparece.”

Por causa do orgulho, pessoas desprezam, humilham e oprimem seus semelhantes. Racismo e preconceito, por exemplo, são manifes-tações do orgulho. Por isso, trata-se de um pecado tão grave e sério: sempre o ser humano encontrará outro que lhe seja superior em outra área. E, acima de tudo, e de todos, há o próprio Deus.

Vamos identificar algumas características da máscara do orgulho e suas consequências:

I – A MÁSCARA DO ORGULHO NOS IMPEDE DE CO-NHECER A DEUS − Em Deus vamos contra algo que nos é infinitamente superior em todos os aspectos. A menos que O reconheçamos como tal e, portanto, reconheçamos a nós mesmos como um nada em comparação a Ele, não O conheceremos absolutamente.

Um orgulhoso está sempre olhando de cima para as pessoas e coi-sas. E, é claro, quem está olhando para baixo não pode ver o que está acima de si mesmo. Ele não admite a possibilidade de se humilhar diante de ninguém nem mesmo de Deus; por isso, fica impossibilitado de conhecê-Lo. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humil-des” (Tg 4.6).

II – A MÁSCARA DO ORGULHO É O PRENÚNCIO DO FRACASSO – O escritor de Provérbios registrou o seguinte: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Pv 16.18).

Eva caiu e levou seu marido também à queda. Seus olhos foram abertos não para ver o seu triunfo, mas seu fracasso. Em vez de se tornarem iguais a Deus, tornaram-se pecadores, culpados e perdidos.

Somos seres caídos. O orgulho percorre nossas veias, aloja-se em nossos corações e sobe à nossa cabeça.

É possível vencer o orgulho? Sim, pela graça de Deus. A humilda-de é o remédio d’Ele contra esse pecado.

Gostaria de deixar-lhes dois princípios úteis para a vitória sobre o orgulho:

1− Dependa de Deus como uma criança – Em Mt 18.1-5 Jesus disse que quem não se tornar como uma criança não entrará no reino dos céus. A criança não é arrogante, não se considera melhor do que ninguém. Imitemo-la.

2 − Ande como Jesus andou – Ele é o nosso maior exemplo a ser seguido diariamente. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1Jo 2.6).

Que o Eterno, através da ação poderosa do Espírito Santo, o ajude a vencer o orgulho a cada dia.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *