Qual o seu livro preferido? Qual é o que você mais gosta de ler? Espero que sua resposta seja: A Bíblia Sagrada.

Ela deve ser lida por todo cristão, diariamente, pois é o ali-mento para o nosso corpo espiritual.

O apóstolo Paulo, no finalzinho de sua carreira, escreveu ao jovem pastor Timóteo que fosse ter com ele e levasse os “livros, especialmente os pergaminhos” (rolos contento o Antigo Testamento). Seu objetivo, ao fazer tal solicitação, era manter sua alma viva e alimentada na Palavra de Deus.

Você quer se manter estimulado na leitura da Bíblia? Então a leia e, principalmente, a estude. Esse era o “segredo” de Paulo e de todos os grandes homens e mulheres de fé de todos os tempos – a Bíblia, acompanhada de bons livros!

Somos sabedores de que muitos não conseguem se manter estimulados na leitura dela porque não desenvolvem um método de estudá-la. Ou seja, não a leem com o cuidado de quem a está estudando. Não a leem com os seus livros de lado (cf. 2Tm 4.13). As pessoas não sabem que sua leitura vai se tornando atraente e estimulante de duas maneiras: Primeira − À medida que Deus, pelo Espírito Santo, vai aplicando as verdades da Santa Palavra ao nosso coração; Segunda − Quando nós vamos escavando e encontrando, através do estudo, tesouros preciosos contidos na Bíblia.

Normalmente a aplicação da Palavra que o Espírito Santo faz aos nossos corações só vem em decorrência da compreen-são que obtivermos pelo estudo dedicado. Há pelo menos três textos que deixam isso claro para nós:

1 – Salmo 32.8,9 – O Salmista diz assim: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejas como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais, com freios e cabrestos, são dominados”. Deus está dizendo que devemos usar o nosso entendimento para refletirmos em seus ensinamentos, pois somente assim receberemos os seus conselhos e ouviremos a sua voz;

2 – 1 Timóteo 4.13 – Paulo, a título de orientação, diz a Ti-móteo: “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino”. O apóstolo revela que a igreja em Éfeso, sob os cuidados daquele jovem pastor, haveria de se beneficiar ouvindo a voz de Deus mediante a leitura e a subsequente pregação da Bíblia no culto coletivo;

3 – 2 Timóteo 2.7 – “Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas”. Ou seja, se quisermos ouvir claramente a voz de Deus, entender com precisão o sentido de um texto bíblico e ficar estimulados com a leitura diária das Escrituras, teremos de refletir nelas, estudá-las.

Quero convidar cada membro da nossa querida IPB em Guaçuí a que, durante o ano de 2012, possamos separar um tempo para ler e estudar a Bíblia Sagrada. Certamente os benefícios dessa jornada de leitura serão desfrutados ao longo da nossa caminhada cristã.

Soli Deo Glória.

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *