Se você já teve acesso a alguma cédula de dólar americano, certamente percebeu que nela está cunhada a seguinte inscrição: “In God we trust” (em português: “Em Deus nós confiamos”), do mesmo modo que a frase “Deus seja louvado” está impressa nas cédulas do Real, a moeda brasileira. Confiamos em Deus para quê? Para fazer de nós pessoas prósperas? Louvamo-Los quando? Quando tudo nos vai bem? Segundo a história, os soldados revolucionários da época da Guerra Civil norte americana costumavam dizer: “Confie em Deus, mas mantenha a pólvora seca” (ela só era eficaz quando seca).

O fato é que nós somos muito mais autoconfiantes (correndo para manter nossa pólvora seca) do que dependentes de Deus (ajoelhados aos pés do SENHOR). Vivemos muito mais pelo ditado popular: “Deus ajuda quem cedo madruga” do que pela verdade bíblica: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes: aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2).

Quero lhe fazer uma pergunta: Você tem tamanha confiança e uma intimidade que lhe traz a certeza de que Deus está sempre ao seu lado, mesmo nos momentos em que você não enxerga evidência alguma de Sua presença e de Seu poder? É, eu sei, não é fácil confiar em Deus em tempos adversos. Sabemos que é quase impossível louvar ao SENHOR nesses momentos quando angústia, desespero e escuridão rondam e perturbam nossa alma, fazendo-nos questionar se Ele realmente se importa com a nossa condição. Mas não confiar n’Ele é duvidar de sua soberania e questionar a Sua bondade.

Para confiar em Deus devemos olhar nossas circunstâncias adversas através dos olhos da fé e não pelo que vemos ou sentimos. Assim como a fé da salvação vem por ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17), a fé é necessária para se descansar em Deus nas turbulências que a vida lança contra nós (Rm 4.18-20). Através da Palavra de Deus é que nós encontramos uma visão adequada do Soberano SENHOR e de seu envolvimento com nossas circunstâncias dolorosas. Apenas por intermédio da Bíblia, aplicada ao nosso coração pelo Espírito Santo (Gl 3.5), é que graciosamente receberemos coragem para confiar em Deus para todas as coisas. Como muito bem expressou Davi: “Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça” (Sl 3.3). O apóstolo Paulo também falou nesses termos: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).

Que neste ano de 2011 todos nós possamos confiar em Deus em todos os momentos, quer sejam bons ou maus aos nossos olhos. Creiamos sempre que o Eterno está no controle de tudo e que “… todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” (Rm 8.28).

Glórias somente a Deus

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *