Para a maioria das pessoas o ano novo é símbolo de renovação, de novas perspectivas, de novas esperanças, de novas conquistas.
Isto é interessante, também, porque nos dá a oportunidade de refletirmos sobre o que temos feito e de projetar-mos novos alvos para conquistarmos crescimento na vida familiar, profissional, acadêmica, eclesiástica e etc.
Não obstante ao fato de que a realidade é que a primeira segunda-feira do ano não será muito diferente das demais segundas-feiras. A realidade está mais para continuidade do que para novidade.
Por outro lado, a Bíblia nos relata que o novo deve ser observado todos os dias. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Romanos 6:4). Devemos andar todos os dias, como aqueles que foram sepultados com Cristo e ressuscitados com Ele. Fazendo diferença neste mundo. Sendo sal e luz da terra todos os dias do ano, em todos os anos que o Senhor nos dá sobre esta terra.
No texto de Deuteronômio, capítulo 30, o povo de Israel estava diante da Terra Prometida, mais uma vez. A primeira tinha ocorrido cerca de 40 anos atrás. A murmuração diante do relato negativo dos dez espias, levou o povo à peregrinação no deserto por 40 longos anos. Exatamente o número de dias em que espiaram a terra. Daquela geração, somente Josué e Calebe estavam prestes a entrar na terra.
Moisés agora deu suas últimas instruções, diante da conquis-ta que se aproximava. Para que nosso 2011 seja de conquistas é necessário:
Amar ao Senhor com todas as nossas forças – A bíblia diz que Deus é amor. Seu grande amor é demonstrado na pessoa de seu filho Jesus, que veio á este mundo para nos libertar do diabo, da carne e das paixões do mundo. Procure amar a Deus todos os dias de 2011 acima de qualquer coisa.
Andar nos caminho do Senhor – Muitos caminhos e bifurcações serão colocados diante de nós neste próximo ano. Mas, devemos andar no caminho do Senhor nosso Deus. Para tal, vamos nos dedicar á leitura da Palavra de Deus. O salmista sabiamente declarou: “Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105).
Praticar os mandamentos do Senhor – Deus deixou os mandamentos para que possamos praticá-los. Se obede-cermos aos mandamentos de Deus, Ele vai agradar-se de nós e nos abençoará.
Somos chamados à observância dos princípios estabe-lecidos pelo Senhor; a vivermos segundo seus estatutos; a amá-lO com todas as nossas forças; a priorizar o que o Se-nhor prioriza; a olharmos com os olhos do Senhor. Se assim o fizermos, o caminho para ser bem sucedido, neste ano e em todos os que virão, está aberto.
Querida igreja, estamos certos que muitos desafios virão para nossas vidas e igreja. Para cada um deles o segre-do de vitória descansar no Senhor nosso Deus. Lembremos em cada dia do ano de 2011 da fala do Salmista no salmo 37:3, 5 e 7 e desta forma viveremos o novo todos os dias deste novo ano! Feliz 2011!
Soli Deo Gloria
Rev. Romildo Lima de Freitas