A oração é o meio que usamos para conversar com Deus. Precisamos, desesperadamente, dessa ferramenta para o nosso crescimento espiritual. Infelizmente, muitos cristãos não estão fazendo uso dela. Eles gastam mais tempo assis-tindo a programas na TV, ouvindo músicas seculares, indo ao teatro, passeando com o cachorro do que lendo a Palavra de Deus e orando.
Se quisermos permanecer firmes na fé, precisamos orar mais. Quem deixa de orar, brevemente cairá em pecado, se já não estiver nele, pois um pecador não consegue orar. Se quisermos ser cheios com o Espírito Santo, devemos manter contato com ele através da oração. Se quisermos experimen-tar uma restauração completa em nossa vida, precisamos orar mais. Analisemos algumas perguntas mais freqüentes sobre a oração:
Por que devo orar? – Porque orar é um imperativo: “O-rai sem cessar” (1Ts 5.18). A oração é a única maneira que nos permite manter contato com o nosso Criador e Redentor, o nosso Deus. Oramos para pedir suas bênçãos para nós, para nossa família, para nossa igreja, para nossa cidade, para a Nação e para todos os povos da terra. Oramos, ainda, para buscar sua direção para nossa vida; oramos para ser livres da opressão do inimigo de nossas almas e para ser livres da ten-tação; oramos para ser curados de nossas enfermidades e pa-ra que outros também sejam curados; oramos para pedir perdão pelos pecados cometidos e para buscar restauração em nossa vida; oramos para ser cheios com o Espírito Santo;oramos para que Deus nos use como instrumento de sua glória neste mundo, para que sejamos verdadeiros discípulos do Senhor Jesus Cristo.
Qual o melhor lugar para orar? − Um lugar tranquilo é mais ideal, porque favorece a concentração. Entretanto, cada lugar pode ser aproveitado para um momento de oração, des-de que não haja muito barulho e muitas interrupções. Pode-mos orar, também, trabalhando, dirigindo, dentro de um ôni-bus, caminhando, andando sobre uma esteira, ou seja, deve-mos aproveitar todas as oportunidades para buscar ao Senhor.
Em que posição devo orar? − Não existe uma posição definida, ou melhor, existem várias posições. Por exemplo: de joelhos, de pé, assentado, deitado. Podemos começar de pé e depois nos ajoelharmos quebrantados e humilhados diante do Senhor. Deus deseja contemplar a sinceridade no seu coração, ou seja, você pode orar de joelhos e seu coração estar longe dele; outro pode orar assentado e Deus verá fé e sinceridade em seu coração.
Amado irmão, aproveite o tempo para dedicar uma parte dele à oração. “Todo o declínio espiritual começa com a ne-gligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela” (Berridge).
Soli Deo Gloria
Rev. Romildo Lima de Freias