A vida do ser humano é uma busca constante pela espe-rança. Acalentamos, no coração, a esperança de que nossa vida familiar será uma benção. Ao chegar os filhos, vivemos a expectativa de que eles serão bons e de que amarão ao Senhor Jesus. Quando começamos nosso trabalho, imaginamos que obteremos êxito na vida profissional. No dia que iniciamos nossa caminhada cristã pensamos que ela será de muitas vitórias. Bom, com o passar dos dias e, quem sabe, dos anos, ao fazermos uma retrospectiva de nossa vida familiar, profissional e eclesiástica, somos surpreendidos por tantas lutas que surgiram e afetaram nossa maneira de en-xergar a vida, que constatamos que nossa “esperança” foi embora.

Podemos definir esperança como a expectativa de que algo bom irá acontecer. Ainda que as circunstâncias digam o contrário, ela aponta para um futuro feliz. Talvez sua vida tenha sido difícil e os problemas destruíram a esperança que existia em você. Levante a cabeça, pois ela pode ser restau-rada. A todos os que estão desesperados, Deus tem uma mensagem de esperança. Veja as palavras do rei Davi: “Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente” (Sl 9.18).

A principal causa da ausência de esperança é uma vida sem Deus. O apóstolo Paulo descreve a situação de uma pessoa sem Jesus: “Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). Para o ‘sem Cristo’ ou “sem Deus” não há expectativa de um futuro melhor. Fala-se tanto no sofrimento dos sem-terra, dos sem-teto, dos sem-saúde, dos sem-escola, mas a pior situação é a dos sem-esperança ou dos sem-Cristo, no mundo.

Acredite que sua vida pode ser melhor. Procure depositar sua confiança em Deus; Ele é a verdadeira esperança. O profeta Jeremias expressou a seguinte verdade “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR” (Jr 17.7).

Ao consultarmos a Bíblia somos informados, várias vezes, de que nossa esperança vem de Deus. Então vejamos: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Sl 39.7). “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança” (Sl 62.5). “Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade” (Sl 71.5). “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus” (Sl 146.5).

Amado irmão, quero incentivá-lo a se debruçar sobre a Palavra de Deus para que, assim, você possa descobrir as várias promessas d’Ele para sua vida, dentre elas a de que Ele vai ajudá-lo a passar pelas dificuldades. Procure depositar em Deus a sua esperança. Acredite que Ele é soberano, sabe o que é melhor para você e que virá ao seu encontro. Contemple sua vitória pela fé.

 

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *