A igreja relevante cresce e se fortalece!

Em Atos 1.15, Lucas faz referência a um grupo de aproximadamente 120 pessoas (o núcleo da igreja nascente). Em Atos 2.41, informa que esse número aumentara para 3.000 pessoas. Em Atos 2.42-47, após descrever o inspirador estilo de vida dos primeiros convertidos, caracterizado por perseverança, temor, desprendimento e companheirismo, Lucas conclui com o seguinte relato: “Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia os que iam sendo salvos.” (v.47). Em Atos 4.4, ele já fala de quase 5.000 discípulos. Em 5.14, volta a dizer: “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor.”

É importante observar que esse notável crescimento era um resultado natural da vida saudável de que desfrutava a comunidade.

O crescimento da igreja tem sido, hoje, a meta de muitas comunidades, as quais investem pesado em técnicas e métodos para produzir crescimento a qualquer custo. Tais comunidades não compreenderam ainda que o crescimento deve ser um processo natural em um corpo que está vivo, que é bem alimentado e que desfruta de saúde. O crescimento deve vir de Deus, e não das metodologias; nós apenas plantamos e regamos. É isso que Paulo afirma em I Coríntios 3.6: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.”

No capítulo 6.1, Lucas continua falando do crescimento da igreja. Também, no versículo 7, afirma que “crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos.” Finalmente, no capítulo 9.31, ele apresenta um resumo da situação geral da igreja que, a essa altura, já havia se espalhado de Jerusalém para a Judeia, a Galileia e Samaria. O relato é positivo e, uma vez mais, o crescimento é apontado como uma consequência natural da vitalidade da igreja, expressa na paz, na edificação, no temor do Senhor e na assistência do Espírito Santo. Esse é, sem dúvida, o destino da igreja que assume sua condição de comunidade relevante na sociedade.

Para sermos uma igreja relevante, no tempo e no lugar em que o Senhor nos tem colocado, é imperativo e urgente que tomemos por modelo a comunidade descrita por Lucas. É preciso demonstrar ousadia e oferecer respostas concretas para os dramas da sociedade. Quando isso acontecer, o resultado certamente virá em forma de crescimento e fortalecimento da Igreja.

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *