Era 31/10/1517 quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Ele foi o instrumento que Deus usou para dar início ao movimento que visou a trazer a igreja para o cristianismo puro e bíblico.

Depois que o imperador Constantino, em 313 d. C., legalizou o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, muitas pessoas, desejosas de cair na graça do imperador, adentraram o arraial do povo de Deus, mas, não abandonaram suas mazelas, erros, pecados. Vejamos algumas doutrinas heréticas que foram instituídas na vida da igreja, levando-a a se desviar da verdade:

310 d.C. – Reza pelos mortos;

320 d.C. – Uso de velas na igreja;

394 d.C. – Culto cristão é substituído pela missa;

431 d.C. – Instituído o culto a Maria, mãe de Jesus;

503 d.C. – A doutrina do Purgatório começou a existir;

787 d. C. – Começam os cultos a imagens;

830 d.C. – Começa a uso de ramos e água benta;

933 d.C. – É instituída a canonização dos santos;

1200 d.C. – A hóstia passa a substituir a Ceia do Senhor;

1216 d.C. – Instituída a confissão.

Essas e outras falsas doutrinas foram conduzindo o povo para longe da verdadeira doutrina. Em face de essa erva daninha se infiltrar no meio do povo de Deus, foi ele, cada vez mais, se afastando da verdade.

A Reforma Protestante está firmada em cinco lemas, a saber:

SOLA SCRIPTURA (Só a Escritura) – Os reformadores reafirmaram a supremacia da Escritura sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos estranhos à Escritura devem ser rejeitados. A Bíblia não é um entre os muitos livros sagrados; ela é a eterna e infalível Palavra de Deus; é a voz de Deus em linguagem humana.

SOLA FIDE (Só a fé) – Outro grande pilar da Reforma Protestante foi a volta à doutrina apostólica da salvação pela fé em Cristo Jesus.

Os reformadores sublinharam a supremacia da fé sobre as obras para a salvação. O Breve Catecismo de Westminster afirma que a fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora pela qual o recebemos e confiamos somente nele para a salvação, como ele nos é oferecido no Evangelho.

SOLA GRATIA (Só a graça) – A Reforma Protestante do século XVI voltou à doutrina apostólica da salvação pela graça, independentemente de méritos humanos.

SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo) – Ele é o edificador, o cabeça, o protetor e o único Mediador entre Deus e os homens. Qualquer outro meio que venha ser anunciado para que o homem possa chegar aos céus deve ser rejeitado.

SOLI DEO GLORIA (Glórias só a Deus) – Deus deseja ser glorificado em, por e através de nós e de nossa instrumentalidade. Toda a glória deve ser dada somente a Deus, o nosso Criador.

Vamos, juntos, agradecer ao Eterno por ter levantado Martinho Lutero e outros tantos, pois assim, hoje, livres dos desvios doutrinários, temos condições de declarar: Soli Deo gloria, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Sola Scriptura.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

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