Certamente, todos nós já fracassamos em algo na nossa vida, quer seja no campo profissional, familiar, eclesiástico, sentimental, etc. É necessário aprendermos a ver o fracasso por um aspecto positivo. Salomão nos exorta: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24.10). Paul J. Meywr diz: “A vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso”.
O fracasso faz parte da vida de qualquer um. Ele é inevitável e inerente à natureza humana. Não se trata de um inimigo, de uma “maldição hereditária” nem de um acontecimento irreversível ou definitivo. Considere-o como o preço ou uma taxa que você paga pelo progresso. Davi declara: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34.19).
John Maxwell lista algumas razões do fracasso:
Incapacidade de lidar com pessoas – Quatro coisas são necessárias para alguém ser bem-sucedido: relacionamentos, equipe, atitude e liderança. Todas elas estão ligadas ao relacionamento interpessoal. E cada vez mais as pessoas estão encontrando dificuldades em ser gente. A igreja é constituída por pessoas complicadas que têm dificuldades de iniciar e manter um relacionamento equilibrado.
Estar no lugar errado – Deus tem um plano ou um propósito para nossa vida. Esse plano envolve missão, tempo e local. Precisamos ser a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo. Uma pessoa no lugar errado é um problema. A Bíblia nos ensina acerca do profeta Jonas. Ele fugiu do propósito de Deus e, enquanto fugia, era um problema. Ele confessa aos seus companheiros de barco, em meio a uma grande tempestade: “… porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade” (Jn 1.12).
Falta de sonho ou objetivo – Deus criou cada um de nós com um propósito. Jesus conquistou pessoas para atingir um objetivo. Paulo confessa: “Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus… Prossigo para o alvo…” (Fp 3.12,14). Sucesso é viver no propósito de Deus.
Falta de foco – Focar é priorizar. É colocar “em primeiro lugar” (Mt 6.33). Observe que prioridade se relaciona com o uso do tempo. É como disse P. Meyer: “O seu tempo é subordinado às suas prioridades, porque o que você escolhe fazer você criará tempo para fazê-lo”. Muitos fracassam por causa da dispersão.
Falta de compromisso – Compromisso é dedicação e envolvimento. Quando um objetivo é priorizado, exige-se dedicação. Jesus declarou que onde estiver o nosso tesouro aí estará o nosso coração. Pense no seu último fracasso: Você parou porque fracassou ou fracassou porque parou? A Bíblia declara: “Tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Cl 3.23).
Pontuamos algumas coisas que podem nos levar ao fracasso. Na próxima pastoral vamos listar algumas que podem nos ajudar a vencê-lo.
Soli Deo Gloria
Rev. Romildo Lima de Freitas