Quando olhamos para a igreja de Cristo somos sabedores de que encontramos vários tipos de servos. Dentre eles, quero destacar o servo orgulhoso e o humilde.

Segundo o Dr. John Stott, “O orgulho é mais que o primeiro dos sete pecados capitais; ele é a essência de todo pecado”. Por isso, Deus odeia o orgulho. O orgulho é o pior de todos os pecados. Ele foi o primeiro pecado e é a essência de todos os outros. O escritor do livro de provérbios registrou o seguinte: “Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (Pv 16.5). Tiago escreveu: Deus resisti aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6).

Por que Deus odeia tanto o orgulho? O escritor C. J. Mahaney responde: “Orgulho é quando seres humanos pecadores desejam o prestígio e a posição de Deus, e se recusam a reconhecer sua dependência dele”. O orgulho promove a autoglorificação ao invés de glorificar a Deus. Somente Deus é digno de toda a glória, mas o meu orgulho leva-me a disputar com Deus querendo a sua glória para mim.

O orgulho tem sido a causa da divisão de muitas igrejas e a ruína de muitos líderes espirituais. A igreja de Corinto estava sendo prejudicada espiritualmente por causa do orgulho de seus membros. Eles se gloriavam em homens e o apóstolo Paulo os reprova severamente. Paulo usa de ironia e contrasta o servo humilde com o servo orgulhoso. Ele faz uma comparação entre a figura do apostolo com os crentes da igreja de Corinto.

O servo orgulhoso:

(1) É cheio de soberba espiritual (v.7).
(2) É rico espiritual aos seus próprios olhos (v.8).
(3) É sábio em sua própria opinião (v.10).
(4) É forte física ou socialmente (v.10).
(5) É nobre na concepção do mundo (v.10)

O servo humilde:

(1) Serve com transparência (vv.1-4).
(2) Não julga aos outros (v.5).
(3) Tem uma vida exposta (v.9).
(4) É visto como um louco (v. 10).
(5) É totalmente indefeso (v. 10).
(6) É escarnecido e desprezado pelo mundo (v. 10).
(7) É sempre um necessitado (v.11).
(8) É um peregrino ou vive sempre de maneira instável (v.11).
(9) Trabalha de forma estafante (v.12).
(10) Abençoa mesmo que amaldiçoado (vv. 12-13).
(11) É visto como o lixo do mundo (v. 13).

Estamos iniciando um novo ano na vida da nossa querida IPB em Guaçuí. Portanto, precisamos de líderes humildes e liderados humildes, bem como um comprometimento de toda igreja para que nossa igreja experimente em 2011 um crescimento para cima: Em comunhão intima e verdadeira com o Eterno; Um crescimento para dentro: Onde possamos realmente viver a mesma comunhão que a igreja primitiva vivenciou. Um crescimento para fora: Onde possamos alcançar aqueles que o Eterno deseja salvar através do ministério da nossa igreja e assim crescer como nunca na história da IPB em nossa região. E que toda glória honra sejam direcionadas par o Deus trino.

Amados irmãos, somos sabedores quão difícil é vencer o orgulho que existe no nosso coração. Mas, sem humildade jamais chegaremos a lugar algum. Lembremos das palavras do apóstolo Pedro “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pe 5.6).

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *