“Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o Senhor derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas. Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze. Também me deste o escudo do teu salvamento, e a tua clemência me engrandeceu. Alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram” (II Sm 22.29-37).

Nesse cântico, registrado no capítulo 22 de II Samuel e também no Salmo 18, Davi apresenta algumas razões pelas quais vale a pena caminhar com Deus no caminho por ele traçado. Vejamos:

  • Quem anda com Deus anda por um caminho perfeito

“O caminho de Deus é perfeito” (v.31). Os caminhos dos homens são imperfeitos. Segundo a Bíblia, “há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Pv 16.25). Os caminhos traçados pelos homens, muitas vezes, levam ao distanciamento de Deus e à destruição, pois são caminhos de injustiça e de pecado. Muitos desses caminhos não têm retorno. É por isso que o Senhor afirma: os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos” (Is 55.8).

No Salmo 128.1, o salmista afirma: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”!

O caminho perfeito de Deus para nós é Jesus. Conforme os relatos do livro de Atos, os primeiros cristãos eram chamados “os do Caminho”. O próprio Senhor Jesus declara: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Portanto, o caminho em que devemos andar é Cristo. Fora de Cristo, o homem está desencaminhado e perdido.

  • Quem anda com Deus tem o seu caminho desimpedido

“Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho” (v.33). A palavra “desembaraçar” significa tirar todo tipo de impedimento. O caminho da pessoa que não anda com Deus é cheio de percalços. Mas, o caminho de quem anda com Deus é um caminho desimpedido. Caminhando com Jesus, nada pode impedir nosso caminho.

Mas a caminhada vitoriosa com Cristo envolve não só conquistas aqui neste mundo. Falando sobre isso, o autor da Carta aos Hebreus escreveu: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.19-23).

Como diz uma canção, “Tua fidelidade leva a minha vida mais além do que eu possa imaginar”.

  • Quem anda com Deus anda por um caminho seguro

“Alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram” (v.37).

As pessoas que se desviam dos caminhos de Deus passam por caminhos perigosos, escorregadios e cheios de riscos. Assim, acabam resvalando os pés e a queda pode ser fatal. Provérbios 4.19 diz que “o caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”. Muitas pessoas se encontram nesta infeliz condição: estão sempre tropeçando na vida, mas, devido à cegueira espiritual, não percebem que estão andando em densas trevas.

A caminhada com Deus se dá por um caminho seguro. De fato, o Senhor Jesus garante aos seus discípulos: eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20).

Que, neste novo ano, possamos caminhar por um caminho perfeito, desimpedido e seguro!

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *