Sim, um novo ano estará chegando! Na visão de muitos, além de um dígito, nada mudará. É apenas mais um ano que começará, mas, com a mesma rotina, os mesmos problemas, a mesma luta de sempre.

Entretanto, 2019 pode, sim, ser um ano novo para todos os que cultivam a esperança. A Palavra de Deus afirma que “os que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Is 40.31). A esperança é o combustível que move os que buscam coisas novas.

O ano 2018 está chegando ao fim. O que podemos levar deste ano que se finda? O profeta Jeremias sugere: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21). Porém, a esperança do cristão está calcada em algumas atitudes que são essenciais para uma vida bem-sucedida e agradável a Deus. O novo ano deve ser visto, antes de tudo, como uma oportunidade para nos firmarmos mais e mais como discípulos de Cristo e agentes da construção deste novo tempo que é o reino de Deus.

O novo ano nos desafia a evidenciar, em todos os nossos atos, palavras e projetos, acima de tudo, novidade de vida. Somos desafiados a priorizar os valores eternos do reino de Deus, evitando assim a conformidade com o presente século. Para fazermos de 2019 um ano novo em nossas vidas, devemos assumir algumas atitudes essenciais.

A primeira delas é a busca de uma vida mais santa diante de Deus e dos homens. Para entrarmos em um novo tempo é necessário que tenhamos disposição e coragem para promover uma ruptura com os velhos hábitos. Celebrar a chegada do novo ano sem romper com a velha vida, os velhos padrões, os velhos pecados é puro cinismo. Deus nos chama para um novo tempo; e este tempo novo começa com novidade de vida. O apóstolo Pedro faz a seguinte exortação: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (I Pe 1.13-16).

Uma segunda atitude, igualmente essencial, é o cultivo de uma vida mais fraternal. Vivemos em um mundo altamente egoísta. Nesse contexto de individualismo e indiferença, ou até mesmo intolerância, que prevalece atualmente, somos desafiados a viver de maneira mais solidária e fraterna. A construção do novo tempo que todos ansiamos passa pelo caminho sobremodo excelente do amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a sim mesmo. Cultivando maior fraternidade em nossos relacionamentos estaremos, de fato, marcando em nosso viver o início de um novo ano, um novo tempo: o tempo da multiforme graça de Deus.

Uma terceira atitude, não menos importante e essencial, deve ser considerada: é a disposição para desenvolver uma vida de maior fidelidade a Deus. A fidelidade a Deus é questão inegociável. Deus espera de cada um de nós mais fidelidade. É possível que durante o ano 2018 tenhamos cometido falhas, as quais desagradaram a Deus. A fidelidade a Deus é questão essencial para que façamos de 2019 um novo ano em nossas vidas. O apóstolo João faz uma importante advertência: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (I Jo 2.15-17).

Dependendo da disposição do nosso coração, 2019 poderá, sim, ser um novo ano, um novo tempo! E o mais importante: podemos ser participantes da construção deste novo tempo, pois o Senhor deseja nos instrumentalizar.

Que Deus nos ajude a fazer do ano que está chegando, um ano verdadeiramente novo: um ano de mais santidade, mais fraternidade e mais fidelidade ao Senhor!

Feliz Ano Novo!

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *