Este ano de 2017 tem um significado muito especial, pois estamos celebrando os 500 anos da Reforma Protestante do século XVI. A Reforma foi um movimento religioso em prol de um cristianismo autêntico, propondo um retorno aos princípios fundamentais do evangelho de Cristo. No entender dos reformadores, a Igreja encontrava-se degenerada por ter-se afastado desses princípios.

Segundo Felip Schaff, “a Reforma do século XVI é, depois do advento do Cristianismo, o maior evento da História. Ela assinala o encerramento da Idade Média e o início dos tempos modernos. Partindo da religião, ela deu direta ou indiretamente, um poderoso impulso a todo movimento progressivo e tornou o Protestantismo a força propulsora da moderna civilização” (História da Igreja Cristã).

Embora tenha eclodido em 1517, através de Martinho Lutero, na verdade a Reforma já vinha sendo preparada muitos anos antes, através da influência de homens que denunciavam os abusos e clamavam por mudanças na Igreja.

Neste ano teremos a oportunidade de resgatar um pouco da história desses homens e movimentos que constituem a base do movimento reformista. Também recordaremos e buscaremos aprofundar as reflexões em torno da rica herança teológica reformada. Antes, porém, buscaremos na Escritura as informações referentes à formação da Igreja, reconhecendo que ela não foi formada por homens, mas instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, que declarou: “Edificarei a minha igreja…” (Mt 16.18).

Nós, membros da Igreja Presbiteriana de Guaçuí, que também celebra neste ano o seu 97º aniversário de organização eclesiástica.

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *