Este é um tempo iluminado, que toca a nossa alma e nos sensibiliza, chamando-nos a uma aproximação maior daquele que veio para ser “Deus conosco” – o Emanuel.

Coube a Isaías, o profeta, fazer soar, cerca de 700 anos antes, o toque de alvorada espiritual anunciando a vinda de uma grande luz ao mundo (Is 9.2). Isaías 9.1 a 7 apresenta o anúncio profético da vinda do Messias Prometido. Esse anúncio merece a nossa atenção, pois, aponta para o sublime significado do Natal. Inspirados no referido anúncio profético, podemos afirmar:

  • As luzes do Natal anunciam um tempo de esperança

A mensagem de Isaías é um brado de esperança para todos os desconsolados, que se acham mergulhados em densas trevas. A luz que brilha sobre este mundo tenebroso é o Salvador prometido por Deus para trazer salvação. Jesus é “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (Jo 1.9). As luzes do Natal nos convidam a renovar a esperança em Jesus, a verdadeira luz.

  • As luzes do Natal anunciam a intervenção divina no mundo

Nos dias do profeta Isaías, o povo vivia sob grandes desgraças e miséria, tanto do ponto de vista político quanto espiritual. O cativeiro da Babilônia levara o povo a uma condição de vida extremamente desconfortável, contribuindo para a desconstrução da cultura e da fé. Longe de sua terra e longe de Deus, o povo sofria o peso da opressão. Mas, o povo pode vislumbrar uma luz no fim do túnel, através da alentadora palavra do profeta Isaías, concernente à intervenção divina (Is 9.3-6). A luz que dissipa as trevas do pecado e do desespero brilha na visão de Isaías, que anuncia ao povo a intervenção divina. As luzes do Natal anunciam que o Senhor se lembrou de nós e veio para afugentar as trevas que impõem pavor, angústia e desespero. 

  • As luzes do Natal anunciam a chegada de um tempo de perdão

A visitação de Deus a este mundo, na Pessoa de Cristo, significa a vitória do perdão sobre a culpa e o castigo resultantes do pecado. As luzes do Natal sugerem a esperança de uma nova vida, uma nova caminhada garantida pelo perdão que o Salvador trouxe ao mundo. O propósito dessas luzes é iluminar não apenas nossas praças, avenidas e os ambientes de nossas casas, mas iluminar nossas almas.

Saibamos reconhecer nas luzes do Natal a promessa da nossa salvação viabilizada na Pessoa de Cristo. Deixemos de lado as obras das trevas e o amor às coisas vãs deste mundo! Preparemos nossos lares e nossos corações para festejar, iluminados por Jesus, o perdão e a bênção da salvação!

 Rev. Eneziel Peixoto de Andrade

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *