(Eclesiastes 11.1 a 12.1)

A juventude é símbolo de força, beleza e vigor. É a primavera da vida. É o tempo dos sonhos e visões. Provérbios 20.29 declara que “o ornato dos jovens é a sua força…” O evangelista João escreve aos jovens dizendo que eles são “fortes”.

De fato, a juventude é o tempo mais estratégico da vida; e o texto de Eclesiastes é extremamente realista ao mostrar isso. Considerando que “tudo passa rapidamente e nós voamos”, como diz o salmista, é oportuno recordar aos jovens e adolescentes – com base no texto de Eclesiastes – algumas atitudes que devem ser levadas a sério neste tempo tão especial da vida chamado “juventude”.

  • A juventude é tempo de construir

O Pregador lança mão de alguns provérbios para mostrar a necessidade de se fazer o melhor uso das coisas e oportunidades que temos (vv1 a 6). Esses versículos ensinam que na vida é preciso ser prudente; mas, às vezes, também é preciso arriscar; ensinam que é preciso crer na Providência divina, mas também é necessário agir e se esforçar; ensinam, enfim, que a juventude é o momento mais estratégico, o melhor tempo da vida para se construir os alicerces da existência… para lançar o pão sobre as águas, semear a semente, investir. A juventude é tempo de sonhar e de começar a construir! Provérbios 16.3 orienta: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.”

  • A juventude é tempo de se alegrar

O projeto de Deus para nós é de uma vida de fé, alegria e contentamento. A alegria tem tudo a ver com a juventude. É por isso que o Pregador diz: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Ec 11.9,10). O v. 7 diz: “Doce é a luz, e agradável aos olhos ver o sol.” O que o sábio quer ensinar aqui é que viver vale a pena. A vida deve ser sorvida com alegria.

A juventude é tempo de se alegrar. É um período da existência em que a mente, o espírito e o corpo explodem num ritmo tal, que só mesmo o tempo será capaz de deter seus impulsos. Entretanto, é preciso ressaltar que a alegria verdadeira só é possível na pessoa de Cristo. A alegria aqui defendida é fruto de uma vida responsável criteriosa. Por isso, a Palavra de Deus recomenda em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”

A alegria que o jovem busca encontrar neste mundo, fora da pessoa de Cristo, é pura ilusão; e dela Deus pedirá contas a cada um. Somente em Jesus é possível ser verdadeiramente feliz. Como diz uma de nossas canções, “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”.

  • A juventude é tempo de manter comunhão com Deus

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro” (12.1,2). Muitos jovens pensam que o acerto da vida com Deus pode ser adiado. Porém, essa atitude, além de equivocada e arriscada, é extremamente injusta para com aquele que nos criou para o seu louvor.

A juventude é tempo de manter comunhão com Deus e servi-lo: com força, vigor e entusiasmo – “antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”.

(Rev. Eneziel P. Andrade)

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *