“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).

Querido, o ano de 2015 está à porta e, com ele, a esperança de dias melhores. Não devemos nos iludir, porém, que o tempo ou a mudança no calendário produzirá a melhoria. Com certeza as coisas serão melhores a partir de mudanças pessoais. O tempo não melhorará nada em minha vida se não houver uma mudança interna na minha maneira de pensar e agir.

Quero sugerir aos irmãos alguns princípios que, colocados em prática, os ajudarão a ter um Feliz Ano Novo:

1.º – Procure nortear sua vida com os princípios da Palavra de Deus ao invés de ser guiado pelas circunstâncias. Stephen R. Covey afirma que todos precisamos de uma “tecla de pausa”, algo que nos possibilite parar nesse intervalo entre o que nos acontece e a nossa reação, e escolher a nossa resposta. Quantas atitudes já tomamos reativamente, das quais nos arrependemos depois!

A Bíblia nos aconselha a sermos proativos: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade” (Sl 37.3). “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21).

Lembre-se das palavras de Francisco de Assis: “Que Deus me dê serenidade para aceitar o que não posso mudar, coragem para mudar o que pode ser mudado e sabedoria para distinguir a diferença”.

2.º – Estabeleça um objetivo na mente.  Tenha uma visão bem definida. Você não deve começar o ano sem estabelecer um alvo ou um objetivo a ser alcançado durante o ano. A vida é como o voo de um avião. Antes da decolagem, o piloto examina o plano de voo. O sucesso da viagem está em seguir os procedimentos daquele plano, mesmo que durante a viagem o vento, a chuva ou a turbulência interfiram no plano. A Bíblia nos diz: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.4).

3.º – Priorize sua escala de prioridades. Quais são as suas prioridades? Creio que em primeiro lugar deva ser seu relacionamento com Deus (Mt 6.33), depois sua vida familiar e, por último, o seu trabalho (Sl 127 e 128).

Nestes dias, que parece que o “tempo voa”, é de suma importância entendermos que “as coisas mais importantes nunca devem ficar à mercê das menos importantes”. Devemos eleger quais são nossas prioridades de vida e separarmos o tempo necessário para cada uma delas.

4.º – Busque sempre a vitória. A Bíblia nos garante que, em Cristo, somos mais que vencedores. Até mesmo as tribulações e os sofrimentos por que passamos estão sob o controle e o planejamento de Deus. Ele faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade (Ef 1.11). Cabe-nos, então, a busca pela vitória. Lembre-se: “maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”.

Concluindo, quero afirmar que o ano de 2015 será um ano melhor, desde que você mude suas atitudes. O tempo não tem o poder de modificar, mas de oferecer oportunidades para mudanças. Vale a pena relembrar o conselho do apóstolo Paulo: “Aproveitai as oportunidades” (Cl 4.5).

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

2 Responses to Novo ano, vida nova?

  1. Roberto Coutinho Barros disse:

    De mãos dadas entoando corinho. Em oração ou com contagem regressiva. Muitas foram as viradas de ano junto com o povo dessa amada igreja.
    Às vezes eu passo em frente ao templo e me vejo à porta cumprimentando o povo após ter, pela misericórdia de Deus, descido do púlpito preocupado se tinha conseguido transmitir a mensagem efetivamente. Me vejo chegando ou saindo com colchão enrolado para algum congresso ou encontro de UPA ou de Mocidade.
    Sinto uma saudade enorme de todos e me lembro de momentos bem específicos de minha história na IPB de Guaçuí. Sei que hoje, as novas gerações nem fazem ideia de nosso tempo aí. Muitos devem se lembrar de forma negativa, pelas feridas que causei a todos e principalmente a mim mesmo. Mas sei que há aqueles que ainda se lembram do amigo, do irmão, daquele que outrora foi aluno, lecionou, pregou, visitou, presidiu… caminhou ao lado tentando abençoar e sendo abençoado.
    Quero que saibam que os amo muito. Que inúmeras vezes pensei em escrever a igreja, mas que optei por ser esquecido e me curar à distância. Agradeço a todos vocês, em especial àqueles que me socorreram e estiveram presentes nos momentos delicados que vieram após minha queda… Samuel, Roosevelt, Assis, Adauton… Minha gratidão àqueles que, sempre que podem, buscam informações minhas com meus familiares… Ercy, Zezinho…
    Peço que orem por mim e minha família. Moro em Muqui, sou servidor público estadual no Ministério Público do Estado. Estou prestes a me mudar para Cachoeiro…
    Vocês vivem em meu coração e memória.
    Espero um dia poder estar ao lado de vocês.
    Vocês compõem a parte mais agradável de minha vida. Serão para sempre minha igreja.
    Com amor fraternal,

    Roberto (Beto)
    rfbarrosconsultoria@gmail.com

    • Paulo Alexandre disse:

      Olá Roberto!
      Não fique só olhando para a igreja ao passar por aqui, entre, louve, ore, você é muito bem vindo!
      Nossa comunidade é composta de pessoas sendo curadas a todo instante. Isso vai ocorrer até o dia em que seremos transformados de fato e glorificados com Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *