Jesus estava ensinando em uma sinagoga, no sábado, segundo o relato do evangelho de Lucas 13.10-13 e uma mulher, que sofria de uma enfermidade, foi à sinagoga. O evangelista quer chamar nossa atenção para o estado dela. Vejamos:

1 – Ela vivia sob a influência de um espírito maligno – Sua mal vinha de um espírito de enfermidade, enviado pelo diabo.
2 – Ela sofria havia muito tempo – O evangelista nos mostra que ela já estava sofrendo havia vários anos.
3 – Ela já tinha tentado de tudo – Certamente já tinha procurado todos os recursos da medicina, esforço próprio e nada de mudança.
4 – Ela era uma mulher de fé – Mesmo assim, fora acometida daquela enfermidade. Jesus, a chama de “filha de Abraão”, demonstrando sua fé no Todo Poderoso.

Assim como aquela mulher, pode ser que tenhamos contato com pessoas que estão vivendo encurvadas pelos seguintes motivos:

1 – Por causa de uma enfermidade (Lc 13.11);
2 – Por causa de um espírito maligno (Lc 13.11);
3 – Por causa de pecado (Sl 38.6);
4 – Por causa de tristeza (Sl 42.5);
5 ─ Por causa de tanto sofrer (Sl 44.25).

Gente encurvada tem a tendência de olhar para baixo e não para o alto. Quando consegue olhar para cima, certamente começará a mudar de vida.

Quero sugerir algumas atitudes que podem ajudá-lo a não mais ficar andando cabisbaixo. Vejamo-las:

1 – Não entregue os pontos – Não desista de lutar. A mulher do texto em referência nunca desistiu, apesar de tantos anos de sofrimento. Ela buscou recursos para resolver seu problema.

2 – Não abandone a comunhão da igreja – A mulher tinha todos os motivos do mundo para não ir à comunhão da igreja, mas não agia assim. Ela ia sempre, pois sabia da importância de se estar presente no ajuntamento solene, na casa de Deus, no meio do povo de Deus.

O escritor aos Hebreus nos recomenda: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns…” (Hb 10.25a).

3 – Não busque menos do que os nutrientes da Palavra de Deus – O que a mulher foi fazer na sinagoga? Observe a sequência da narrativa bíblica: Jesus não estava operando milagres. Pelo contrário, estava proferindo uma serie de parábolas; ele estava ministrando ensinamentos. É incrível que ela, em meio a todo o seu sofrimento, não queria nada menos do que o alimento da Palavra de Deus para manter a sua alma viva, ereta, já que seu corpo estava encurvado.

O médico Lucas, registrou: “Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade” (Lc 13.12).

Que o Todo Poderoso também se compadeça de nós e ministre a benção de que precisamos.

Seu pastor,

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *