Olhando para a Palavra de Deus, em especial as cartas do apóstolo Paulo a Timóteo e Tito, encontramos, ali elencadas, algumas das qualificações espirituais e morais daqueles que almejam o presbiterato e o diaconato. Vejamo-las:

Piedoso – A palavra grega traduzida por piedoso – ósios – significa agradável a Deus, possuidor de autêntica santidade. O dr. Russel Shedd afirma que “a primeira exigência de um líder cristão é a santidade”. Todo cristão sabe que deve buscar ter uma vida santa, principalmente os seus líderes. Mas o presbítero corre o risco de apontar um caminho com suas palavras e seguir outro bem diferente em sua vida pessoal, familiar e profissional.

Penso que ser piedoso significa, também, viver na dependência do Senhor. Para que o presbítero possa desfrutar essa bênção é necessário que tenha uma vida bem disciplinada no que tange à leitura da Palavra de Deus, oração e uma constante busca de comunhão com o Eterno.

Àquele que almeja desenvolver um presbiterato que agrade ao coração de Deus é mister que busque ter uma vida piedosa e que viva na dependência do Todo-Poderoso quer seja na igreja, quer seja em casa, no trabalho ou na sociedade.

Tenha Domínio de si  – A palavra grega é egkrates, que significa autodisciplinado e autocontrolado. Esse vocábulo aparece somente em Tito 1.8, não se repetindo em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Provavelmente foi usado por Paulo como sinônimo de nephalios, temperante (1Tm 3.2). Transmite a ideia de alguém que tem poder sobre seus apetites e paixões. Na sua carta aos Gálatas o apóstolo fala sobre um dos frutos do Espírito, que é “domínio próprio”. O Espírito Santo é quem o produz no coração do presbítero. Portanto, é necessário buscar, com zelo, Sua plenitude, pois, só assim, aquele que almeja o presbiterato terá êxito no aperfeiçoamento de seu caráter e alcançará o domínio de si mesmo.

Apegado à Palavra Fiel – A ideia dessa expressão é de alguém que é bem alicerçado na Escritura, que a conhece bem e é qualificado para defendê-la contra qualquer tipo de heresia. Segundo do dr. Hermisten Costa, “o apego à Palavra se caracteriza pela busca constante e fiel por ler a realidade com os óculos das Escrituras, discernindo, assim, o que realmente importa”. João Calvino, o grande sistematizador da nossa doutrina, afirma que “este é o principal dote do bispo que é eleito especificamente para o magistério sagrado, porquanto a igreja não pode ser governada senão pela Palavra”.

A igreja evangélica tem experimentado um crescimento numérico nos últimos anos. Muitas heresias têm sido lançadas em seu meio. Em face desta situação, é imprescindível que aquele que almeja o presbiterato seja “apegado à Palavra fiel” e que esteja devidamente qualificado para anunciar as boas novas do evangelho, bem como, defendê-las diante dos hereges de plantão.

Amados irmãos, listei, acima, três qualificações espirituais que precisamos identificar na vida daqueles que almejam o presbiterato e o diaconato. Quero propor que você esteja orando para que o Eterno lhe conceda condições de enxergá-las na vida daqueles a quem você deseja dar o seu voto.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *