Nossa igreja foi convocada para participar de uma assembleia extraordinária com o objetivo de eleger três presbíteros e seis diáconos, cujo mandato vencerá no dia 10 de maio do corrente ano. A título de informação, segue o nome deles: Presbíteros: Assis Barbosa Gusmão, Norival Pereira de Rezende e Samoel Queiroz Machado; Diáconos: Anderson Germano Pires, Ananias Bastos, Cleir Barbosa da Silveira, José Marques de Oliveira, Joveci Rodrigues Camuzi e Marco Antônio de Figueiredo Lacerda.

Qual deve ser a postura de cada membro da igreja neste período?  A postura de cada um deve ser de aproveitar o seu tempo orando para que o Todo-Poderoso conduza este momento na mais perfeita paz. Que possamos ficar na dependência do Espírito Santo a fim de que elejamos aqueles que o Eterno separou para essa importantíssima missão. Oremos, ainda, para que os homens da igreja coloquem seu nome à disposição para participar desse processo ímpar.

Os primórdios do presbiterato são muito antigos na tradição judaico-cristã. Os primeiros presbíteros foram os anciãos mencionados, muitas vezes, no Antigo Testamento, a começar da época do Êxodo. Eram os representantes do povo, sendo, por isso mesmo, denominados “anciãos de Israel” (Êx 3.16), “anciãos do povo” (Êx 19.7) e “anciãos da congregação” (Lv 4.15). Eles exerciam importantes funções de liderança e participaram dos eventos mais significativos da história de Israel, tendo  sido escolhidos por sua sabedoria, maturidade e discernimento. Deviam proteger o povo, exercer disciplina, fazer cumprir a lei de Deus e administrar a justiça. Esses anciãos judeus serviram de modelo para os presbíteros cristãos.

As primeiras igrejas do Novo Testamento começaram logo a ser governadas por presbíteros eleitos pelas comunidades. No livro de Atos dos Apóstolos vemo-los administrando recursos materiais, julgando questões doutrinárias e resolvendo conflitos. Atos 14.23 é a primeira passagem que fala sobre a instituição do presbiterato em igrejas locais. Fica claro que o apóstolo Paulo seguia essa prática nas igrejas que estavam sob sua responsabilidade (Tt 1.5). Em Atos 20.17-35 os presbíteros são instruídos acerca do significado e das atribuições do seu nobre ofício. A grande relevância do presbiterato cristão também é ressaltada em textos como 1 Timóteo 3.1-7 e 1 Pedro 5.1-4.

Nos próximos boletins começaremos a trabalhar os pré-requisitos para o presbíterato e o diaconato à luz da Palavra de Deus e da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *