Você é uma pessoa impaciente? O que normalmente tira sua paciência? Muitas famílias, relacionamentos, amizades e igrejas têm sofrido com a falta de paciência.

Na Bíblia, encontramos um exemplo clássico de alguém que, movido pela impaciência, trouxe sérios prejuízos para sua via. Refiro-me ao rei Saul. No texto de 1Samuel 10.8 Samuel disse a Saul: “Vá na minha frente até Gilgal. Depois eu irei também, para oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, mas você deve esperar sete dias, até que eu chegue e lhe diga o que fazer”. Observe que, em virtude da aparente demora de Samuel, o rei Saul, vencido pelo “gigante da impaciência”, tomou algumas providências. Vejamo-las:

Saul tomou o lugar de Deus ─ “Quando terminou de oferecê-lo [o holocausto], Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo. Perguntou-lhe Samuel: “O que você fez?” Saul respondeu: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido, e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto”. Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel” (1Sm 13.10-13)

Saul arrastou outros para o seu pecado ─ “Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar. E ele ordenou: “Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão”. Saul então ofereceu o holocausto” (1Sm 13.8-9).

Saul acabou com o seu futuro ─ “Mas agora o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor” (1Sm 13.14). A impaciência é letal. Ela nos faz agir sem fé, tomando o lugar de Deus. Força-nos a arrastar outros para o nosso pecado e acaba com nossas chances de um futuro melhor.

No combate contra a impaciência há duas estratégias que precisamos adotar, a saber:

Saber que a paciência é a regra em vez de a exceção – As primeiras palavras da Bíblia já nos indicam que Deus trabalha paciente e perseverantemente. Nos dois primeiros versos aprendemos que a regra é esperar. Gn 1.1-2: “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

A paciência é fruto da fé na graça futura de Deus – “A minha alma descansa [espera silenciosa] somente em Deus; dele vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado. (…) Descanse [espera silenciosa] somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio” (Sl 62.1,2,5,8). O que fazer na hora da impaciência? Espere (vv. 1,5), confesse sua fé (“A minha alma espera” ─ v. 1) e pregue para a sua alma (“Espere, ó minha alma” ─ v. 5).

Que o Eterno ajude a você a ser paciente com sua família, colegas de trabalho, irmãos da igreja e que o fruto do Espírito (Gl 5.22) esteja presente na sua vida diariamente.

Seu pastor

Rev, Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *