Certamente muitas coisas levam você a ficar de joelhos, prostrado diante do Todo Poderoso: problemas pessoais, familiares, financeiros e tantos outros.

Quando olhamos para a carta de Paulo aos Efésios, em especial o capítulo 3, descobrimos o que o levava a se ajoelhar. Ele começa uma das mais profundas revelações sobre a igreja, reconhecendo que a família de Deus é o espaço no qual, e através do qual, todas as riquezas reveladas e realizadas em Cristo se expressam. Por causa disso, e para isso, ele se coloca de joelhos diante do Pai – o Pai de todos os que participam desta grande família.

Paulo, o apóstolo dos gentios, o profeta da liberdade, tinha um grande motivo, uma razão fundamental para se prostrar diante de Deus. Diferentemente de muitos de nós, a grande causa que o levava a ficar de joelhos não eram seus problemas pessoais; havia muitos. Não eram as necessidades que envolviam a evangelização e o crescimento da igreja, embora isso fosse muito importante. O que o fazia se encurvar diante do Pai era a profunda necessidade de o povo de Deus entender, abraçar e viver a partir da nova realidade revelada na ressurreição de Cristo.

O desejo de Paulo e sua súplica eram que a família de Deus experimentasse a presença de Cristo habitando dentro de cada um, pela fé e com poder, para experimentarmos, na comunhão com todos os irmãos e irmãs, o amor de Deus que transcende toda a compreensão humana, e sermos tomados, envolvidos, pela plenitude divina. Essas coisas não são fruto do esforço pessoal, mas fruto da fé e da ação poderosa e sobrenatural do Espírito Santo.O que nos leva, hoje, a nos colocar de joelhos diante de Deus? Um diagnóstico grave? Sim, isso nos coloca de joelhos diante de Deus. Drogas, conflitos familiares, separações, desemprego? Sim, colocamo-nos de joelhos e clamamos pela graça e misericórdia de Deus. Porém isso nos faz permanecer apresentando nosso mundo, necessidades e apreensões a Deus.

O que Paulo faz naquela oração é trazer o mundo de Deus para dentro da igreja. Essa é a razão pela qual ele se coloca de joelhos. Temos necessidades pessoais, familiares, profissionais, e todas nos levam a nos ajoelhar diante do Altíssimo. Não é errado colocarmos perante nosso Pai Celeste “as nossas causas” e suplicarmos por seu socorro. No entanto, a necessidade maior que temos é de entrar no mundo d’Ele e compreender as riquezas de Cristo, reconhecer sua presença em nós, expressando, por meio de nós, o fruto do Espírito. Precisamos compreender a grandeza e glória do seu amor, sermos capturados por essa realidade que nos liberta das inúmeras prisões que o medo e a ansiedade impõem sobre nós. Precisamos ser tomados pela plenitude de Deus, ser envolvidos pelo seu poder, bondade, justiça, paz e verdade. É por esta causa que precisamos nos colocar de joelhos diante do Pai.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *