Vivemos em um mundo onde muitas coisas contribuem para que as preocupações do dia a dia roubem a paz do nosso coração e a tranquilidade da nossa alma. Por exemplo: problemas familiares, amorosos, financeiros, emocionais, espirituais, doenças, luto, desemprego e tantos outros.

Veja o que o sábio Salomão escreveu séculos atrás: “A ansiedade no coração do homem o abate…” (Pv 25.12a).

Como esse verso é verdadeiro na vida de tantos de nós, crentes em Cristo! Os problemas vêm e nos abatem. Pensamos não haver solução nos lugares em que a vida nos levou. Imaginamos terríveis desfechos ao longo dos dias e das noites passados em claro. No final das contas, Salomão tinha razão quando escreveu a primeira parte do provérbio 12.25 a: “A ansiedade no coração do homem o abate…”

Observe como termina o texto em questão: “… mas a boa palavra o alegra.” Além de informar o caminho para a alegria, é possível perceber que o sábio escritor afirma que há solução para os casos que geram ansiedade. Se o desespero toma conta do crente, Deus abre o caminho que o traz de volta para sua comunhão, para o consolo predito e prometido, e para o ânimo dependente do cuidado e do amor do nosso Mestre.

Crendo que “a boa palavra alegra”, podemos, certamente, lançar mão da melhor e perfeita a que temos acesso: a Palavra de Deus. Ela nos ensina muitas verdades nesse sentido. Quero listar três deles, que podem acalentar e trazer paz à sua alma nos dias em que a ansiedade bater à porta do seu coração. Vejamo-las:

A primeira é que Deus tem conhecimento da ansiedade dos seus “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta” (Sl 38.9). Nosso Deus não é amigo apenas nas horas boas. Nos momentos ruins, Ele sabe tudo que acontece conosco e não ignora o nosso sofrimento. Deus não nos abandona nos dias “chuvosos”; Ele caminha conosco e nos mostra o caminho a seguir em direção ao sol.

A segunda verdade é que Deus cuida dos crentes aflitos “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7). Deus não se contenta em saber dos nossos conflitos. Ele quer nos consolar e nos tomar em seus braços a fim de atravessarmos momentos de tristeza e desânimo.  Como é bom sabermos e experimentarmos, dia a dia, que o nosso Bondoso Deus cuida de nós. Ele toma a iniciativa de nos consolar! Ele nos convida a levarmos a Ele tudo o que está causando preocupação ao nosso coração.

A terceira verdade é que Deus nos ensina a confiar nele, em oração “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Apesar de Deus conhecer nossos caminhos, Ele quer que o busquemos, em oração. Essa ação, além de ser um dos meios usados por Ele para nos livrar do mal e das tribulações, é também o meio para aumentar a nossa confiança e dependência d’Ele.

O hino “Bondoso Amigo”, do hinário Novo Cântico, na sua primeira estrofe diz o seguinte: “Quão bondoso Amigo é Cristo, revelou-nos seu amor e nos diz que lhe entreguemos os cuidados, sem temor. Falta ao coração dorido gozo paz, consolação? É PORQUE NÓS NÃO LEVAMOS TUDO A ELE, EM ORAÇÃO”.

Amado irmão, independentemente das lutas e das preocupações que rondam seu coração diariamente, quero incentivá-lo a ter consciência de que Deus sabe das suas lutas e de que Ele cuida de você. Portanto, leve tudo a Ele, em oração.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *