Uma das coisas boas da vida é ter um lar e uma família equilibrada. É maravilhoso viver em um lar onde Jesus é o centro de tudo e de todos; onde há carinho, respeito, amor e amizade. Mas, infelizmente, a família é composta de seres humanos, de pecadores regenerados e não regenerados. Em face disso, corremos o risco de magoar uns aos outros, dentro de casa, com palavras e ações. Vejamos algumas coisas que foram perdidas:

Foi perdido o respeito – Em alguns lares os filhos perderam o respeito para com os pais, não os tratam com dignidade. Quanta gente egoísta pensa somente em si mesma, procurando, a qualquer preço, esmagar os outros. Quem mente trai a confiança em si depositada.

Foi perdido o carinho – O carinho é outra manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. Somos sabedores de que muitos pais não demonstram carinho para com os filhos e vice-versa. Existem cônjuges que há muito tempo não trocam carícias e elogios.

Foi perdida a espiritualidade – Em alguns lares a vida religiosa da família tem se limitado ao casamento no religioso, com efeito civil, ou a batizar os filhos. Nada mais. Só voltam a pensar em Deus em momentos de crise. O temor e zelo para com o reino de Deus tem sido escasso. A leitura da Bíblia, a oração e o louvor passam longe de muitas moradas.

Quero listar algumas atitudes que podem ajudar a família a achar o que foi perdido dentro de casa:

Decida você a dar o primeiro passo – A Bíblia dá o norte que toda família deve seguir para caminhar bem. Mas, vez por outra, esquecemo-nos disso e os problemas surgem. Quando isso acontecer, decida você a dar o primeiro passo para achar e restaurar o que foi perdido. Você acha que alguma coisa precisar ser encontrada em seu lar? Tome a decisão de falar ao Eterno que você está disposto a pagar o preço, a lutar para encontrar o que foi perdido. Diga a Deus que Ele pode contar com você.

Não aceite a crise como natural – Não se acomode em face das dificuldades vivenciadas em seu lar. Levante a cabeça e lute pela sua família. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, achando que o mundo é assim mesmo, não dá para melhorar, esse menino não tem mais jeito, todo adolescente é rebelde! Não desista dos seus filhos nem do seu casamento. Enfrente as crises da vida agarrando-se às promessas de Deus para sua vida.

Seja humilde e esteja disposto a mudar – Reconheça que o que foi perdido dentro do seu lar − talvez o amor, carinho, diálogo, respeito, sinceridade e outras coisas mais − tem uma parcela de culpa sua. Mas, no que depender de você esteja aberto, disposto a caminhar diferente, para que tudo o que foi perdido seja encontrado e colocado em prática.

Amado irmão, começar uma família e gerar filhos é fácil, mas mantê-la e educar filhos requer muito esforço, compreensão, perdão, diálogo, sabedoria, respeito, carinho e amor. Acima de tudo, precisamos de Deus.

Que o Todo Poderoso abençoe seu lar e, caso você tenha perdido algumas das coisas que listei acima, ou, quem sabe, nem mencionei, tome a atitude de abençoá-lo. E, após achar o que estava perdido, dê uma grande “festa espiritual”, testemunhando daquilo que Deus tem feito na sua casa.

Seu pastor

Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *