A igreja é a assembleia dos santos, é o povo redimido e lavado pelo sangue do Cordeiro.  O escritor aos hebreus registrou o seguinte mandamento bíblico: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25). O mandamento proíbe o crente de não frequentá-la ou de não se congregar com os seus irmãos. Integrar-se a uma igreja local é ordem divina. Por outro lado, trata-se, também, de uma necessidade que precisa ser atendida.

A igreja é necessária, por alguns motivos, a saber:

− Para organizar a vida dos crentes (1Co 14.33).

− Para o crescimento do cristão, por meio da comunhão, adoração e ensino.

− Para que o crente desenvolva os seus dons no serviço cristão (1Co 12.14-27).

− Para mantermos acesa a nossa chama espiritual. Uma brasa fora do braseiro tende a esfriar-se.

O escritor Philip Yancey nos oferece quatro motivos para irmos à igreja:

1.º − Vou à igreja por causa de seu DonoA igreja existe não para oferecer entretenimento, encorajar vulnerabilidade, melhorar a autoestima ou facilitar amizades, mas para adorarmos a Deus. Se falharmos nisso, ela fracassa. Deus é a razão que temos para frequentá-la (Sl 84.1-4).

2.º − Vou à igreja por causa dos meus irmãosDeus é quem escolheu as pessoas para fazerem parte dela (1Co 1.26,27). Ele escolheu pessoas diferentes e complicadas para viverem juntas. As igrejas locais do Novo Testamento produziram uma revolução social: judeus e gentios, homens e mulheres, escravos e livres congregados por causa de Jesus. Isso é a igreja. C. S. Lewis escreveu: “Eu me aborrecia muito com os hinos, que considerava poesias de quinta categoria e com música de sexta categoria. Mas com o passar do tempo, percebi o grande mérito disso… Reconheci que os hinos estavam sendo cantados com zelosa devoção por um velhinho santo de botinas, no banco ao lado; então você percebe que não é digno de limpar aquelas botinas. Isso nos tira de nosso orgulho solitário”.

3.º − Vou à igreja por causa dos perdidosEla existe para alcançar e acolher os de fora. William Temple disse: “A Igreja é a única sociedade cooperativa do mundo que existe em benefício dos que não são membros”. A razão principal para que uma congregação seja unida e trabalhe é alcançar o seu bairro, a cidade e o mundo.

4.º − Vou à igreja por causa das minhas necessidades Você não pode ser crente isolado da comunhão da igreja. “Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos: uma é casar e a outra é ser cristão” (Paul Tournier). A igreja foi criada por Deus para suprir as necessidades dos cristãos. E a maior necessidade de uma ovelha é ser pastoreada (Hb 13.7 e 17). Toda ovelha precisa de pastor, de aprisco e da companhia de outras ovelhas.

Querido irmão, valorize a benção que Deus lhe deu, que é a igreja. Faça-se presente às suas reuniões e ore por ela. Lembre-se de que você é importante para o reino de Deus! Coloque em prática os dons que Ele lhe concedeu para a edificação do corpo de Cristo e a expansão do reino de Deus.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freias

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *