Ser pai é um dos maiores privilégios que o homem pode receber. Mas, ao mesmo tempo, é uma das maiores responsabilidades que ele terá ao longo de sua vida.

Vivemos em uma sociedade carente de modelo, de referência e de padrão do que é ser pai. Nossa geração está crescendo sem perceber seu real valor, segundo a Bíblia.

Por outro lado, muitos pais, preocupados com o “ter”, ou seja, por causa da vida secular, estão cada vez mais distantes dos filhos.

Quando estudamos a Bíblia percebemos vários exemplos de pais que não cuidaram bem dos filhos, a exemplo do sacerdote Eli e do rei Davi. E, como consequência de não o fazerem segundo os princípios bíblicos, a família deles experimentou várias tragédias.

Por outro lado, as Escrituras registram o exemplo e o cuidado de Jó com sua família. Quero listar algumas qualidades da vida desse servo de Deus, que, certamente, podem ajudar aos pais da nossa geração a serem modelos para os filhos:

1 – Jó era um homem de vida íntegra – Quando olhamos para o livro de Jó, em especial o capítulo 1, encontramos ali registrado qual era o conceito que Deus tinha a seu respeito: “…homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal” (v. 8). Não havia ninguém na terra semelhante a ele; seu caráter era irrepreensível. O termo “íntegro” dá a ideia de que Jó era um homem que cumpria com suas obrigações para com Deus e para com a sociedade. Era modelo para os filhos. Seu ensino era respaldado pelo seu exemplo. Ele vivia o que ensinava. Aquilo que ensinava para os filhos ele praticava.

2 – Jó era um homem que zelava pela vida espiritual de seus filhos – Observe o texto: “Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava…” (v. 5). Ele foi um pai preocupado com a vida espiritual dos filhos quando pequenos, mas também quando já estavam na fase adulta. Demonstrava preocupação com a vida deles; por isso os chamava e os santificava.

3 – Jó era um homem que orava pelos filhos – Mesmo em face de suas responsabilidades por ser um homem rico, por ter muitos compromissos, não abria mão de orar pela vida de seus dez filhos. “… levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos, e blasfemado contra Deus em seu coração…” (v. 5). Era um homem que separava um tempo na sua agenda para orar pelos filhos.

4 – Jó era um homem perseverante na oração em favor dos seus filhos – Observe a final do versículo 5: “… assim o fazia Jó continuamente.” Quando apresentamos nossos filhos para o batismo, assumimos o compromisso de orar por eles, e assim o fazemos enquanto são crianças, mas devemos continuar a fazê-lo durante toda a vida. Infelizmente, muitos pais oram pelos filhos por algum tempo, porém logo desistem de interceder com fervor e persistentemente.

A nossa geração necessita, com urgência, de ver que seus pais são homens perseverantes na oração e na intercessão. Muitos pais não sabem o que é levantar de madrugada para orar pelos seus filhos. E muitos filhos nunca os viram dobrando os joelhos e orando por eles.

Que o Eterno desperte cada pai da nossa querida igreja para ser modelo para os respectivos filhos.

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Tagged with →  
Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *