Já ouvi, várias vezes, o seguinte: “As crianças são a igreja do futuro”. Quero discordar dessa frase e afirmar que elas são a igreja do presente, pois, sem elas, a igreja do futuro não existirá.

Louvo a Deus por ter levantado, ao longo dos anos, homens e mulheres preocupados com a evangelização de crianças. Destaco o trabalho feito pela APEC – Aliança Pró-Evangelização das Crianças. Ela foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e das meninas que precisavam do Salvador. Segundo o site da APEC, o Brasil foi o segundo país a ter esse ministério organizado. O seu trabalho está estabelecido em nosso país desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. A APEC é uma obra de fé, e usa a Bíblia, a Palavra de Deus, como base para equipar os novos crentes, apresentando o evangelho numa linguagem acessível ao coração das crianças. Ela está instalada em todas as regiões do Brasil.

No Espírito Santo, em Vila Velha, na Igreja Presbiteriana de Jardim Colorado, sob a supervisão da Mis. Izidora B. Oliveira. Quando olhamos para o ministério do nosso Salvador, percebemos que Senhor Jesus se importou com as crianças a ponto de declarar: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc 10.14). Observe que Ele disse que “dos tais é o reino de Deus” e não que será deles somente no futuro. Somos informados de que os reformadores Lutero, Calvino e Knox enfatizavam a responsabilidade para com as crianças. Segundo registro, Lutero certa vez afirmou: “Se o reino de Deus vem com poder, precisamos começar com as crianças, e devemos ensinar-lhes desde o berço”. Lutero ainda afirmou: “Fico profundamente comovido quando vejo que meninos e meninas podem orar, crer e falar com Deus e Cristo mais do que nunca antes”.

Assim como Jesus demonstrou preocupação no sentido de que as crianças pudessem fazer parte do reino de Deus, a mesma preocupação foi também dos reformadores. E não pode ser diferente para nós, a igreja do presente. E esta deve investir nelas, anunciando-lhes as boas novas de salvação e as equipando para que cresçam amando a Deus, servindo ao Seu reino e fazendo a diferença neste mundo mau. Louvo a Deus pelo Departamento Infantil de nossa igreja e pelo zelo com que este cuida de nossas crianças. E rogo ao Eterno que continue abençoando esse Departamento.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

One Response to Por que evangelizar crianças?

  1. João disse:

    Muito bom texto sobre a evangelização de crianças e o trabalho da APEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *