O Salmo 1 faz uma clara distinção entre dois grupos de pessoas: os ímpios e os justos. Quem são os justos? São aqueles que foram justificados pelo sangue de Jesus, que têm uma aliança com Deus e que, por isso, procuram viver de acordo com aquilo que é justo aos olhos d’Ele. Os ímpios, por sua vez, são aqueles que ainda não têm o senhorio de Cristo sobre sua vida e vivem os seus próprios caminhos.

I. ÍMPIOS E JUSTOS SÃO PESSOAS MUITO DIFERENTES − Essa distinção aparece em vários textos da Bíblia, como Pv 4:18; 12:21; 13:9; 14:11, 32; 15:29. Se você é justo, não pode haver confusão na sua identidade.

O Salmo 1 usa uma imagem perfeita pra mostrar tal diferença: os justos são como árvores plantadas, ímpios são como palha que o vento leva. Se você é justo, você precisa ser como uma árvore. Em que sentido? Na firmeza, na utilidade e na frutificação.

II. A SUA PERSEVERANÇA VAI MOSTRAR SE VOCÊ É JUSTO OU ÍMPIO − Uma árvore plantada está sempre no mesmo lugar. Não importa o dia da semana, a estação do ano, a temperatura do dia. Você pode procurá-la e ela estará lá. Um justo tem essa ca-racterística que também é um traço de caráter: ele permanece firme no lugar onde foi plantado por Deus. Não importa a situação, ele fica firme como uma árvore.

Há um texto em Tg 1:7,8 que fala de gente que não é firme, mas, pelo contrário, é inconstante em tudo o que faz. A Bíblia diz: “ Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa.”

Não seja inconstante, mas perseverante. Não seja como palha, mas como árvore.

III. SE VOCÊ PERSEVERAR, PODERÁ RECEBER TRÊS BÊN-ÇÃOS:

1. Saúde – “As folhas que não murcham”;

2. Prosperidade – “Tudo quanto faz, prospera”;

3. Frutificação – “Dá fruto na estação própria”.

IV. HÁ UM CAMINHO DE JUSTOS E DE ÍMPIOS − Por ele an-dam as pessoas. Precisamos escolher aquele que for o melhor para seguirmos. Na história dos reis de Israel a Bíblia narra sobre reis que trilharam o bom ou o mau caminho. Quando ela vai descrever a vida deles, aparece a expressão: “… fez o que era bom ou o que era mau, andando nos caminhos de…”

Você precisa olhar para o exemplo das pessoas e decidir nos caminhos de quem você vai andar. Talvez seus pais não tenham andado nos caminhos dos justos, mas você pode decidir andar. Na verdade, todos nós devemos seguir o caminho de Jesus, porque Ele é o único caminho que nos leva a Deus. Ele mesmo afirmou isso. Há muita gente seguindo-O. Faça o mesmo.

O Salmo 1 termina dizendo que o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição. A Bíblia não esconde o que está no fim do caminho dos ímpios: a destruição, a morte eterna.

Por outro lado, “bem-aventurados” é a palavra que resume a vida de um justo: são pessoas extremamente felizes. Ainda que passem por dificuldades, por dores, problemas, eles têm a paz de Cristo, que excede todo o entendimento (Fp 4.7). O mundo não está apto a entendê-la, mas os cristãos sim.

Deus tem bênçãos para sua vida. Conscientize-se disso.

(Texto transcrito e adaptado)

 

Share →

3 Responses to O caminho dos justos e o caminho dos ímpios

  1. Disa de oliveira disse:

    Gostei muito.EStou aprendendo.

  2. Keliane pontes mangueira disse:

    Amei esse Resumo Parabéns pelo trabalho Deus abençoe poderosamente eu tenho dificuldade de memorizar mais esse conteúdo me. Ajudou muinto

  3. Mariano disse:

    Uma boa opção para o leitor estudar a Bíblia de maneira mais clara e objetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *