“Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Essa foi a mensagem anunciada pelo anjo de Deus aos pas-tores que guardavam seus rebanhos. José e Maria não encontraram lugar em Belém. A cidade estava lotada e as hospedarias indisponíveis. A hora de Jesus nascer havia chegado, e, por não ter sido encontrado espaço entre os homens, nasceu numa estrebaria, um abrigo de ani-mais. O Filho de Deus, o Rei dos reis não nasceu num palácio, mas numa manjedoura. A mensagem natalina que vem do céu tem sua centralidade não nos anjos nem em Maria, José ou qualquer outro personagem, mas em Jesus.

Jesus é o Salvador – “… é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador…” (Lc 2.11). Duas verdades sublimes saltam aos nossos olhos aqui. A primeira delas é que Deus cumpre a sua Palavra. Je-sus deveria nascer em Belém, a cidade de Davi. Para tanto, Deus moveu todo o império romano a fim de que um recenseamento fosse feito. Com isso, a jovem Maria, que estava grávida em Nazaré, na Galileia, subiu para as montanhas de Belém, na Judeia, porque José era be-lemita e deveria alistar-se em sua cidade natal. A Palavra de Deus não pode falhar. A profecia deveria se cumprir. A segunda verdade é que Jesus foi anunciado, pelo anjo, como o Salvador. Ele recebeu o nome de Jesus exatamente porque veio para salvar o seu povo de seus pecados. Ele nos salva não pelo seu exemplo nem pelos seus ensinos, mas pela sua morte. Ele nasceu como o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ele nasceu como nosso substituto. Ele carregou, em seu corpo, o nosso pecado. Ele deu sua vida por nós. Ele foi ferido e traspassado pelas nossas iniquidades, a fim de recebermos o dom da vida eterna. Jesus já é o seu Salvador? Você já o reconheceu como seu único e suficiente Salvador? Jesus já é o Salvador de sua família? Caso sua resposta seja sim, amém! Se for não, fale de Jesus para ela.

Jesus é o Cristo – “… que é Cristo…” (Lc 2.11). O Salvador é o Cristo. Ele é o Messias prometido. Sua vinda não foi acidental. Sua

vinda não foi de improviso. Sua vinda foi planejada na eternidade e prometida na história. Os patriarcas falaram dela. As profecias apontaram para a sua vida. Todo o Velho Testamento foi uma preparação para ela. Os sacrifícios no tabernáculo e no templo eram sombras do seu sacrifício perfeito. O Messias é o centro da eternidade. É o centro da Bíblia. É o centro da história. Ele é o Alfa e o Ômega da redenção. Se Jesus é o seu Senhor, certamente ele também é o seu Messias prometido e, portanto, deve ser o centro da sua vida hoje e sempre.

Jesus é o Senhor – “… o Senhor” (Lc 2.11). Jesus é o Salvador, o Messias e também o Senhor. Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Todos os poderes do universo estão sob seu governo. Ele está à destra de Deus Pai e tem o livro da história em suas onipotentes mãos. Ele governa as nações e reina absoluto sobre sua Igreja. Ele recebeu o nome que é sobre todo o nome e, diante dele, todo joelho se dobra no céu, na terra e debaixo da terra. Ele é maior do que César foi. Ele é maior do que os reis deste mundo. Ele é o Salvador do mundo. Ele é o Messias de Deus. Ele é o Senhor do universo. Ele tem as rédeas da história em suas mãos.

Que esta verdade de que Jesus é o nosso Salvador, Messias e Senhor esteja sempre presente em nosso coração e lábios. E que possamos anunciar que o verdadeiro sentido do Natal é Jesus nascendo no coração do homem pecador, para ser o seu Salvador, seu Cristo e seu Senhor para todo o sempre.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas (adaptado)

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *