Muitas pessoas perderam o foco da vida familiar, pois o desejo de Deus é que a família viva em alegria, amor e em paz. Mas algo triste ocorreu em um determinado momento e o que temos observado, em seu seio das famílias, é choro, tristeza, desamor e guerra. Para que a nossa seja melhor, quero listar algumas atitudes eu você devemos tomar.

Esqueça as coisas que para trás ficam – “… mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo…” (Fp 3.13). Se você deseja que sua família seja melhor, decida superar o passado. Caso isso não ocorra você vai ficar preso a ele.

Todos nós temos, em nosso passado, duas coisas que podem nos atrapalhar:

a) As grandes dores – Traições, perdas, decepções, palavras duras, gente que você ajudou e que, quando precisou dela, não o abençoou. Grandes dores ou perdas podem gerar, em seu coração, amargura e tristeza e, para superar isso, é necessário você experimentar o perdão, o consolo e o bálsamo restaurador vindo da parte de Deus para o seu coração.

b) As belas vitórias nos tempos áureos – O melhor do seu passado também pode atrapalhar sua vida. Por exemplo: quando você vai dirigir, se fixar os olhos apenas no retrovisor e não prestar atenção na estrada, você acaba batendo o carro. O que quero dizer com esse exemplo é que existem pessoas que vivem o presente com um grande saudosismo de coisas que ocorreram lá atrás. Esse comportamento as tem levado a fazer comparações e, como consequência disso, acabam não investindo no presente. Ou seja, gente que viveu um tempo bom fica se lembrando apenas dele e se esquece de que isso é passado; o presente é outra realidade.

Supere a agitação de sua alma – Se não superar isso, você ficará com sua alma agitada, preocupada em demasia. O que pode levá-la a ficar desse jeito? Expectativas frustradas, a saber:

c) – Solidão no casamento − Por causa da atenção, da primazia que você tem dado às coisas secundárias (TV, internet, amigos, esportes ou outras coisas mais).

d) – Perfeccionismo – Aquela atitude de almejar que tudo saia do seu jeito e do seu ponto de vista.

e) − Agenda apertada – São tantos os afazeres que você não tem tempo para o cônjuge e os filhos.

f) – Falta de romance e carinho – Há casais cujo romantismo acabou logo depois da lua de mel e a vida a dois está seca, sem graça e desgastada.

Para que sua família seja melhor, busque, na Palavra de Deus, as orientações para sua vida e procure colocar em prática as recomendações nela elencadas. Que o Eterno se compadeça de seu lar e que vocês vivam em paz, alegria, concórdia e amor.

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *