Tente imaginar um médico saindo de uma sala de exames e dizendo para a recepcionista: “Gente doente, gente doente, gente doente! A única coisa que vejo é gente doente! Porque as pessoas sadias nunca vêm me visitar?” A igreja está repleta de pessoas lidando com os efeitos do pecado, pessoas que não estão inteiramente conformadas à imagem de Jesus Cristo. A igreja está repleta de pessoas que perderam a direção e nem sabem disso, que ainda não fizeram uma conexão entre seus problemas diários e a graça transformadora de Cristo. Em todo lugar para onde você olha encontrará casais que estão se esforçando para amar, pais que estão se esforçando para serem pacientes, filhos que são atraídos por várias tentações, membros decepcionados com outros membros. Isso acontece com 100% dos membros.

Às vezes pensamos a mesma coisa. Agimos como o médico acima. Não seria bom se não tivéssemos problemas na igreja? Se todos fossem saudáveis espiritualmente, maduros na fé? Afirmamos: a igreja seria outra! Completamente diferente! Mas o plano de Deus é que cada um de nós invista na vida do outro, através do amor cristão, do aconselhamento, das conversas antes e depois do culto, das visitações nos lares, etc. É através dessa dinâmica (“levai as cargas uns dos outros…”) que todos nós crescemos. Isso não é fácil, envolve amor sacrificial, deixar os próprios interesses e doar-se ao outro.

A igreja não é uma sala de aula de teologia. Ela mais se pa-rece com um hospital. Um local onde há arrependimento, confissão, conversão, reconciliação, perdão e santificação. Onde pessoas falhas colocam sua confiança em Cristo, se reúnem para conhecê-Lo e amá-Lo mais e aprendem a amar os outros co-mo Ele planejou. A igreja é imperfeita, mas é o maravilhoso lu-gar onde Deus transforma radicalmente os corações e a vida de pecadores. A igreja local não deve viver em função de progra-mas, tendo uma visão empresarial e pragmática, desejando ser uma igreja de sucesso, com muitos membros que não se envol-vem na vida dos outros. Antes, deve ser uma igreja Bíblica, na qual cada membro cresce em graça, em santificação e se torna instrumento nas mãos do Senhor Jesus, para servirem uns aos outros, restaurando-os através do aconselhamento.

O auxílio dispensando ao outro sempre foi praticado pelos cristãos; faz parte da santificação progressiva. Somente Deus pode mudar o nosso coração através do poder da Sua Palavra (Fp 2.13). Apesar de a transformação ser resultado da ação sobrenatural do Espírito Santo em nossa vida, ela não acontece por acaso. É preciso crer e praticar aquilo que a Bíblia ensina (isso envolve obediência). Somente assim as mudanças duradouras virão. Não se trata de legalismo, como afirmam alguns, e sim de confiança na Palavra de Deus. A transformação vem como uma ação graciosa de Deus, operada na vida daqueles que se sujeitam ao Senhorio de Jesus Cristo. Que possamos levar as cargas uns dos outros através da caminhada cristã.

 

Glórias somente a Deus

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *