Para o cristão, o dízimo é uma cunha que abre a porta de acesso a dádivas e ofertas cada vez mais generosas. Tiramos essa visão do relato do profeta Malaquias 3.10. O Sr. William Colgate, conhecido fabricante de sabonetes e pasta dental, encarou a espiritual aventura de dar cada vez mais para a obra do Senhor.

O relato do que aconteceu a esse bem-sucedido industrial é assim feito pelo Dr. A. J. Gordon: Há muito tempo, um jovem de 16 anos deixou a casa paterna para procurar trabalho. Empacotou todos os seus pertences numa mochila de mão e partiu. Pelo caminho, encontrou um antigo vizinho, capitão de uma embarcação, cuja conversa mudou, por completo, sua vida.

“William” – perguntou o velho amigo –, “para onde vais?”. “Não sei”– respondeu o jovem. “Meu pai é pobre demais para me manter em casa por mais tempo, e aconselhou-me a tentar nova vida”. “Não há nisso qualquer problema” – disse o capitão. “Procura começar bem e tudo transcorrerá bem”.

Durante o diálogo, William declarou ao amigo que apenas sabia alguma coisa sobre a fabricação de sabão e de velas, pois era no que ele ajudava o pai enquanto permaneceu em casa. “Então” – concluiu o ancião – “vou orar contigo e dar-te um conselho. Depois poderás seguir”. Ambos se ajoelharam no tombadilho, ao lado da corda de reboque. Após a oração, o simpático amigo pôs-se a aconselhar o rapaz.

“Brevemente alguém será o principal fabricante de sabão em Nova Iorque. Tanto pode ser tu como outra pessoa qualquer. Espero que o sejas tu. Sê um bom homem; dá o teu coração a Jesus; dá ao Senhor o que Lhe pertence de cada centavo de dólar que ganhares; fabrique o sabão honestamente; não roubes no peso; e tenho a certeza de que ainda chegarás a ser um homem próspero, rico e abençoado”.

Ao chegar à grande cidade, longe de casa e sem amigos, lembrou-se dessas palavras de despedida e do conselho. Foi levado por elas a entregar-se a Cristo, unir-se a uma igreja e passou a “buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça”. O primeiro dólar que ganhou

fez-lhe chamar a atenção para o assunto exposto pelo velho capitão. Procurou na Bíblia e viu que se exigia aos fiéis que contribuíssem com um décimo. Pensou: “Se um décimo pertence ao Senhor, dá-lo-ei” – e assim fez. E desse modo foi procedendo com cada salário que recebia.

Alguns anos depois William Colgate tornou-se sócio no negócio e, mais tarde, o único dono. Então resolveu pôr em prática o conselho do amigo: fabricou sabão com honestidade e peso devido; ordenou ao seu tesoureiro que abrisse uma conta em nome do Senhor, transferindo para ela um décimo de todos os seus proventos. E assim ele foi maravilhosamente abençoado com a prosperidade de seus negócios. Então come-çou a dar dois décimos, tornou-se ainda mais abastado e começou a dar três décimos, aumentando depois para quatro e, finalmente, cinco. Educou a sua família, estabeleceu planos para sua vida e disse ao Senhor que Lhe daria todo o seu rendimento. Prosperou mais do que nunca. As escolas norte-americanas, que agora usam o seu nome, são monumentos à sua benevolência.

Essa é a história verdadeira do Sr. William Colgate, que deu milhões de dólares para a causa do Reino de Deus e deixou um nome que nunca morrerá. Quem não conhece os produtos Colgate? Esse nome é famoso no Brasil e em todo o mundo.

Somos sabedores de que nem todos terão o mesmo sucesso. Mas aqueles a quem Deus abençoa com mais, maior responsabilidade têm pela causa de Cristo. Que Deus abençoe você com fé para dizimar.

Glórias somente a Deus

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *